10 Cenas com Zumbis!


Por Rafael Lopes

Eles são para muitos motivo de aversão e para outros protagonistas de pérolas do cinema que são guardadas em seus corações com muito, muito carinho. Falo deles, os zumbis, criaturas que dividem opiniões acerca de suas origens, que vão desde testes militares a rituais de magia negra e por aí vai. A verdade é que esses seres dotados de uma lentidão por vezes engraçada, mas também de uma assustadora fome de carne humana, são responsáveis por uma das veias mais legais do cinema, que não tratam apenas de filmes de horror, mas buscam nesses seres errantes alguma metáfora para espelhar o nosso tão civilizado mundo. Separei aqui meus 10 momentos com zumbis mais preferidos do cinema. Divirtam-se.

~~.10° – O zumbi amassa olhos de Extermínio.
A quem peque dizendo que os zumbis pertencem a filmes antigos e tudo mais, mas a verdade é que até hoje ainda dão umas aparecidas nas salas de cinema. Querendo ou não, os do filme do Danny Boyle, apesar de possuírem características diferentes do que estamos acostumados a ver (as criaturas correm mais que o vento!), é um filme que muito bem representa a classe dos filmes de zumbis. É um filme bruto, critico e deveras divertido. Divide muito a opinião dos fãs, eu sou do lado que considera um ótimo filme. Mas a cena em questão é um dos pontos altos do filme. O zumbi esmagando os olhos do manolo militar é bastante incomodo, digno de estar no pé do monte olimpo do gênero.

9° – Bill Murray é um zumbi!.
Muita gente torceu o nariz para Zumbilandia, mas o fato é que é um filme com altos e baixos. Só que mais altos que baixos, a começar pela melhor cena do filme: a participação especial do Bill Murray, que se faz passar por zumbi e se dá bastante mal. A cena é excelente e sozinha (ao lado do personagem do Woody Harrelson) faz o filme valer muito a pena. É esquecer os defeitos do filme e se deliciar com uma das introduções mais bacanas já feitas e essa que é uma das cenas mais legais com zumbis que já vi.

8° – O primeiro contato de Shaun e Ed com uma zumbi!.
Todo Mundo Quase Morto é um dos melhores filmes de zumbis feito nesses últimos anos. Nem mesmo os mais recentes trabalhos do Deus Romero (ele será citado aqui, mas lá na frente) conseguiram ser tão bons quanto esse. Mas há de se lembrar que uma das maiores inspirações para essa comédia romântica com zumbis foi justamente os filmes do cara que influenciou o mundo com seus filmes de zumbis. Erroneamente considerado uma parodia de Madrugada dos Mortos – repare que na verdade não tem a ver em nada – esse filme tem um dos momentos mais impagáveis do quesito “o que fazer quando encontrar um zumbi”. Em filmes normais as pessoas tentariam ajudar e seriam atacadas, mas aqui os dois amigos inocentes fazem justamente o esperado: não acreditam no que veem. Confundem a mulher com uma bêbada e protagonizam uma das cenas mais hilárias das comedias que saíram por esses tempos. E olha que esse nem a melhor cena do filme, é tudo uma crescente e vale a pena ser assistido!

.

7° Quando um zumbi lhe agarrar pelos cabelos, fique longe de farpas ou qualquer coisa perfurante.
Ah se ela soubesse… No filme Zombie – A Volta dos Mortos, do italiano genial Lucio Fulci, em um de seus melhores momentos, depois de uma luta contra um tubarão e de zumbis medievais saindo de suas covas, eis que temos uma mulher, sozinha em casa e cercada por esses seres. Ai um deles vai e a pega pelos cabelos e faz o que bem entende… O olho dela que o diga! É uma das cenas mais legais que alguém já fez num filme de zumbi! E o take final desse é tão obra prima quanto, os zumbis na ponte e já de cara a realidade do apocalipse será insuperável para sempre.
.

6° – [rec].
O terror espanhol conseguiu seu lugar ao sol. Não é o grande representante do gênero, mas é um dos responsáveis por um novo gás ao gênero, principalmente por trazer uma linguagem inovadora aos filmes (onde ate mesmo Romero se rendeu aos encantos de filmar em primeira pessoa em seu Diário dos Mortos). Era preciso o gênero explorar coisas novas, bem como Boyle fez emExtermínio, e conseguiram. Um filme objetivo, violento e extremamente divertido. Como destaque, a correria ao final, com momentos de pura agonia no escuro prédio onde uma repórter loirinha fica presa rodeada de zumbis, legal não?

.

5° – A moça vomitando seus intestinos em Pavor na Cidade dos Zumbis.
O mestre Fulci de volta ao nosso top nesse que considero seu melhor filme nessa temática. Mesmo que a cena não tenha uma ligação com zumbis – mas se trata de um filme com essas criaturas – ela não poderia faltar aqui, por se tratar justamente de um dos momentos mais brutais desse gênero. O filme mistura os zumbis com questões mais sobrenaturais e o italiano soube muito bem dosar esses dois lados, criando uma atmosfera massacrante e cenas inesquecíveis como essa. Um casal num carro; o fantasma do padre que abriu as portas do inferno – e liberou os zumbis – e a coitada quando o vê começa a vomitar todas suas entranhas! Que momento do cinema meus caros, que momento!

4° – Filha mata os pais e assim se escreve o fim dos tempos!.
George A. Romero não poderia ficar de fora dessa lista, e vem aqui um de seus melhores momentos em seus filmes de zumbis. No seu primeiro filme além de por um negro como protagonista – que por si só, lá nos anos 60, já é um feito pra estremecer as bases – ele põe uma menina aparentemente meiga e feliz assassinando friamente a própria mãe, que a todo momento lhe ofereceu carinho e atenção, e logo depois sobra pro pai, que vira um delicioso jantar. Só que a menina havia sido mordida e estava lentamente se tornando uma morta viva, e começou se alimentando muito bem. Uma das cenas mais assustadoras sem duvida dessa safra.

3° – Banquete em Fome Animal.
Sem dúvida um dos filmes mais legais já feitos. Peter Jackson dirige de maneira insana as consequências de ser mordido por uma criatura que vive escondida na selva. Uma pequena cidade vive o caos que um filhinho de mamãe tenta em vão esconder a criatura abominável na qual ela se tornou. Há uma festa no filme que se torna um dos banhos de sangue mais divertidos do cinema, com direito a intestino perseguindo a galera; um bebe zumbi descontrolado e uma monstruosa criatura que ele ainda ousa chamar de mãe. Nada menos que obra prima um filme desses.

2° – A Introdução de Despertar dos Mortos.
“Quando não houver mais espaço no inferno, os mortos caminharão sobre a terra”. Não é preciso dizer mais nada. O épico filme dirigido por Romero tem cenas inesquecíveis, mas é bacana destacar aquela introdução magistral. Veja bem: e se o mundo fosse dominado por zumbis? Imagine o caos, imagine as consequências! Os minutos iniciais são dedicados quase que exclusivamente para construir esse clima que permeia toda a produção, e nem é preciso falar que as cenas com os zumbis são as melhores possíveis, mas que de tão boas mereciam mesmo era um top somente para elas.

1° – O Dia dos Mortos.
Sim, cá está um dos mais injustiçados filmes de zumbis, e que está na ponta do nosso top justamente para ser revisto por quem tem implicância com essa obra prima, mais uma do Romero. É o filme que mais contou com mais qualidade em sua produção, isso porque foi feito com uma graninha a mais que os outros. Legal ressaltar também o peito que Romero teve em abrir mão de 7 milhões de dólares e trabalhar apenas com metade disso para provar aos produtores que ele não é marionete de ninguém. Romero precisava tornar o filme mais brando, para que houvesse uma diminuição na classificação indicativa do filme. A resposta de Romero a isso fica na cena que separamos:

.

~~