Algumas Adaptações Para o Cinema das Obras de Stephen King


Por Guilherme Antunes

Selecionamos algumas das adaptações mais marcantes das obras do mestre do terror da literatura.

 

1- It – Uma Obra Prima do Medo

Uma série de assassinatos leva Mike Hanlon a suspeitar que a ameaça sobrenatural que ele e seu grupo de amigos de infância experimentaram está de volta. Ele então decide reunir todos aqueles colegas para lembrá-los do juramento que fizeram: se o palhaço It voltasse, eles estariam juntos novamente para combate-lo.

 

2- 1408

Autor de livros paranormais, Mike Enslin está determinado a pesquisar um famoso quarto de hotel número 1408, em Nova York, onde há rumores de fenômenos sobrenaturais. Para tanto, ele deve se hospedar no tal quarto. Sua ideia  claro, é provar que todas as história sobre o local não passam de mitos. Mas o escritor jamais viverá um terror como aquele.

 

3- O Nevoeiro

Numa cidadezinha, uma tempestade acorda grupo de criaturas com sede de sangue. Parte dos moradores do lugar se esconde num supermercado para tentar sobreviver.

 

4 – Conta Comigo

Quatro garotos saem em busca do corpo de um adolescente perdido na mata e passam por todo tipo de provação, descobrindo o valor da amizade e do amadurecimento. Baseado no conto “O Corpo”, de Stephen King.

Confira a resenha: http://cinetoscopios.com/2012/09/28/conta-comigo-rob-reiner-1986/

 

5 – À Espera De Um Milagre

Nos anos 30, gigante negro é trancafiado no corredor da morte mas, devido a seus poderes sobrenaturais, carcereiro começa a suspeitar que ele é inocente.

 

6 – Um Sonho de Liberdade

Andy Dufresne (Tim Robbins) é um banqueiro condenado injustamente por ter assassinado a esposa. Enviado a uma das piores penitenciárias dos EUA, enfrenta a dura vida de um novato na prisão. Aos poucos vai conquistando a amizade de outros presos, sobretudo a de Ellis Redding (Morgan Freeman), a quem confidencia seu desejo de fugir. Baseado no conto Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King, o filme foi indicado para sete categorias do Oscar.

 

7 – Louca Obsessão

O pesadelo vivido pelo famoso escritor Paul Sheldon após sofrer um acidente de carro. Ele é socorrido pela ex-enfermeira Annie Wilks e levada para uma cabana. Ela se considera sua fã número 1. No entanto, o que Sheldon não sabe, é que ela não tem a mínima intenção de deixá-lo ir embora.

 

8 – Christine – O Carro Assassino

Adolescente problemático descobre um carro Playmouth e o restaura com amor. O carro entretanto tem vida própria e passa a matar todos que interferem em sua relação com o jovem, ao ponto dele mudar de personalidade.

 

9 – Cemitério Maldito

A família Creed muda-se para uma casa construída próxima a um cemitério de animais, quando de repente os bichos novamente ganham vida e passam a assustar a todos.

 

10 – Na Hora da Zona Morta

Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.

 

11 – O Iluminado

Homem, mulher e filho cuidam de hotel deserto durante o inverno. Aos poucos ele vai enlouquecendo, com visões e vozes. A esperança pode residir no garoto, um sensitivo.

Confira a resenha: http://cinetoscopios.com/2012/04/05/o-iluminado-stanley-kubrick-1980/

 

12 – Carrie A Estranha

“Carrie” é uma fusão de dois grandes artistas, neste caso, Stephen King, que escreveu o romance e Brian DePalma, que dirigiu o filme. Este é um thriller tenso e emocionante que também é um estudo de personagem resistente. É difícil fazer um filme que pode realizar tanto, mas DePalma faz, com uma garota telecinética que é cruelmente tratados por seus colegas.

Pra você qual a melhor adaptação?

Anúncios